Motivação como Instrumento de Desempenho
12/05/2010 08:52Charles Franco Amorim (FACAV) charles_f_a@hotmail.com
RESUMO
A motivação são atitudes realizadas pela administração, direcionadas para a satisfação e o bem estar de seus funcionários, tendo como princípios recompensas e benefícios oferecidos aos colaboradores. A motivação é conceitos e teorias, demonstrando a importância do líder gerar interesse entre o colaborador e a empresa e vice-versa, como forma de aumentar o desempenho humano na organização. Este artigo mostra alguns meios de motivação utilizados pelos administradores, mostrando que o princípio da motivação é estimular todos os integrantes da organização.
Palavras-chave: Motivação; Desempenho; Resultado.
ABSTRACT
The motivation is actions taken by the administration, directed to the satisfaction and well being of its employees, with the principles rewards and benefits offered to employees. The motivation is concepts and theories, demonstrating the importance of the leader to generate interest among the developer and the company and vice versa, in order to increase human performance in the organization. This article shows some means of motivation used by administrators, showing that the principle of motivation is to encourage all members of the organization.
Keywords: Motivation; Performance; Results.
1- INTRODUÇÃO
A motivação é específica e faz com que ocorrem melhorias em todos os setores de uma organização, seja nos processos internos ou externos. As pessoas motivadas tornam-se mais interessadas pelas tarefas, e possuem maior facilidade de trabalhar em equipe. Por esses motivos, que a motivação é um grande desafio para as organizações, pois é o essencial que faz as pessoas trabalharem melhor e mais satisfeitas.
A vontade de fazer algo e a motivação para tal está, diretamente, relacionada com as necessidades e desejos das pessoas. A importância da motivação cresce à medida que ocorre um aumento no nível educacional e, consequentemente, as pessoas motivadas fazem com que há uma melhoria na sua qualidade de vida, ou de um grupo ou sociedade.
Portanto, motivar as pessoas é uma maneira muito eficiente de se chegar a um objetivo. Pessoas motivadas tendem a ser mais dispostas, criativas e produtivas, superando com maior facilidade qualquer tipo de dificuldade que possa vir a encontrar.
2- O QUE É MOTIVAÇÃO
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão.
De acordo com Maximiano (MAXIMIANO, 2004, p.269)
Motivação para o trabalho é o um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho.
Motivação é tudo que envolve a relação empresa-funcionário, pois o salário recebido é um meio de motivação, condições de serviços, treinamentos, vale alimentação, participação nos lucros, plano médico e outros.
3- OBJETIVOS DA MOTIVAÇÃO
A motivação está relacionada com a compreensão do comportamento humano. Se for entendido o porquê as pessoas fazem certas coisas, compreenderíamos melhor algumas atitudes e, talvez, prever e influenciar esse comportamento.
O ato de motivar tem que ser bem analisado antes de fazê-lo, pois a motivação é muito individual, e cada individuo visa a recompensa da motivação seja ela material ou apenas um reconhecimento.
A motivação é o principal fator que influencia no desempenho dos colaboradores, pois tem que induzir uma pessoa ou um grupo, a atingir os objetivos da organização, levando em consideração que cada indivíduo tem as suas necessidades e personalidades distintas, e que também tentam atingir os objetivos pessoais. Os motivos interiores das pessoas interagem com os estímulos do ambiente para produzir determinado estado de motivação.
Por esses motivos a melhor maneira de se administrar a motivação é controlar as recompensas.
4- DESEMPENHO
Segundo Maximiano (MAXIMIANO, 2004, p.269)
Desempenho no trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com aplicação de algum esforço. O desempenho é positivo quando o resultado beneficia a própria pessoa, o grupo do qual ela participa, um cliente ou a organização na qual trabalha [...].O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa ou objetivo é influenciado por forças chamadas motivos. São as forças que produzem a motivação para o trabalho.
Desempenho é um meio de feedback usado para obter resultados do objetivo proposto, e é diretamente ligado ao comportamento dos colaboradores.
O comportamento dos colaboradores pode ser influenciado pelas condições de trabalho e pelos seus superiores. Para isso devem-se criar, no ambiente de trabalho, condições para que seja possível realizar as tarefas e se destacar o que há de melhor nas pessoas. Assim será possível medir o desempenho individual ou coletivo.
Sabendo-se qual o desempenho dos colaboradores, poderá criar meios de motivação para que os objetivos sejam atingidos.
Há dois tipos de desempenho: o negativo e o positivo. Quando o desempenho é negativo, é necessário analisar e rever os meios de motivação. Quando o desempenho for satisfatório, devem-se lhes dar algo positivamente, seja participação no lucro ou apenas um reconhecimento pelo esforço. Há uma necessidade extrema em passar para algo positivo para os colaboradores, isso os motivam, pois quando o desempenho é negativo há ‘retaliações’ e quando é positivo nada se faz ou diz?
5- MOTIVOS INTERNOS E EXTERNOS
A motivação para o trabalho é uma combinação entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente (motivos externos).
Todos esses motivos combinam-se de forma complexa para influenciar o desempenho (Figura 1).
FIGURA 1 – A motivação é resultante de uma interação de motivos complexos, internos e externos. Fonte: Maximiano (2004, p. 270)
6- A EXPECTATIVA
As pessoas vivem na expectativa e esforçam-se para alcançar resultados ou recompensas positivas, da mesma forma que evitam resultados negativos. Elas determinam seus comportamentos em função da satisfação ou insatisfação que esses resultados podem gerar.
A ideia da expectativa é que o esforço depende do resultado que se deseja alcançar. Quanto maior o resultado que se deseja, maior será o esforço e, consequentemente, o desempenho será melhor.
Segundo Maximiano (2004), “o valor percebido dos resultados depende da satisfação ou insatisfação associada a sua obtenção e representa o atrativo que vai desencadear o esforço inicial”.
A expectativa de um esforço é receber a recompensa e saber qual o seu valor. O valor das recompensas varia de uma pessoa para outra, umas acham que merecem dinheiro ou algo parecido, e outras já se contentam com uma resposta positiva ou reconhecimento. Recompensas muito desejadas geram altos níveis de desempenho, já que necessitam de muitos esforços para serem alcançadas.
[...] a crença de que é possível alcançar um resultado ao qual se atribui grande valor leva uma pessoa a realizar os esforços mais intensos [...]. Inversamente, a crença de que é possível alcançar um resultado indesejável leva a pessoa a diminuir o esforço [...]. Da mesma forma, a crença de que é impossível ou difícil alcançar um resultado que, ao mesmo tempo, tem pouco valor não tem influência significativa no nível da motivação (MAXIMIANO, 2004, p.280).
7- HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS SEGUNDO MASLOW
A noção de que as necessidades humanas estão organizadas numa espécie de ordem ou hierarquia desempenha um papel importante no estudo da motivação. Uma das principais teorias que se baseia nessa noção foi proposta por Abraham Maslow. Segundo ele, as necessidades humanas são divididas em cinco categorias (Figura 2).
FIGURA 2 – Pirâmide das necessidades humanas, uma ideia de Abraham Maslow. Fonte: Nepôsts – Rascunhos Compartilhados (https://nepo.com.br/2008/10/23/as-necessidades-humanas/)
8- TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
Para Maximiano (2004), “os motivos internos interagem com os motivos externos, presentes na situação de trabalho”.
Segundo a teoria dos dois fatores, proposta por Frederick Herzberg, os motivos que estão presentes na situação de trabalho e que influenciam o desempenho podem ser divididos em duas categorias principais:
- O próprio trabalho.
- As condições de trabalho.
Essa teoria é um dos mais influentes estudos sobre a motivação para o trabalho. Maslow chegou à conclusão de que os aspectos satisfatórios diz respeito principalmente ao conteúdo do trabalho (a tarefa em si executada). A esses aspectos foi dado o nome de fatores intrínsecos ou fatores M, de motivação. Por outro lado, os aspectos insatisfatórios diziam respeito ao contexto do trabalho, às condições dentro das quais o trabalho era executado. A esses aspectos foi dado o nome de fatores extrínsecos ou fatores H, de higiênicos. Veja na Tabela 1, um elenco dos principais fatores de cada categoria.
TABELA 1 – Teoria dos dois fatores, uma ideia de Herzberg
FATORES MOTIVACIONAIS ou INTRÍNSECOS |
FATORES HIGIÊNICOS ou EXTRÍNSECOS |
-TRABALHO EM SI - REALIZAÇÃO DE ALGO IMPORTANTE - EXERCÍCIO DA RESPONSABILIDADE - POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO |
- ESTILO DE LIDERANÇA - RELAÇÕES PESSOAIS - SALÁRIO - POLÍTICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - CONDIÇÕES FÍSICAS E SEGURANÇA DO TRABALHO |
Fonte: Maximiano. (2004, p. 275)
9- CONCLUSÃO
As organizações de hoje tem que buscar meios de motivação e aplicá-los em seus diversos setores, desde o mais alto até o mais baixo nível.
A motivação tem que ser um dos principais focos de uma organização, pois assim buscará um elevado padrão de desempenho, competitividade e produtividade. Necessita-se de estudos e pesquisas para poder alcançar essas motivações, e tentar se destacar como um padrão organizacional de motivação.
Mas pra que? Para que os colaboradores passam a trabalhar integrados e comprometidos com os objetivos da empresa, fazendo assim com que esses objetivos sejam atingidos de maneira eficiente (atingir os objetivos utilizando o mínimo de recursos).
10- REFERÊNCIAS
Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração – 6. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2004.
Artigonal. Disponível em <https://www.artigonal.com/gerencia-artigos/motivacao-como-instrumento-de-desempenho-humano-1284152.html> Acesso em: 01 dez. 2009.
Artigonal. Disponível em <https://www.artigonal.com/administracao-artigos/adm-de-pessoas-sobre-motivacao-675715.html> Acesso em: 01 dez. 2009.
Nepôsts – Rascunhos Compartilhados. Disponível em < https://nepo.com.br/2008/10/23/as-necessidades-humanas/> Acesso em: 09 dez. 2009.
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