Análise Sociológica Empresarial

26/04/2010 14:34

1- INTRODUÇÃO

Realizamos um estudo sociológico de duas empresas aparentemente distintas, uma é um escritório contábil e a outra é uma empresa rural (fazenda). Ambas as empresas citadas estão localizadas em nossa cidade de Campina Verde.

Iniciaremos com um breve histórico de cada uma dessas empresas. Em seguida haverá uma Análise de Conceitos confrontando as diferenças da época em que estas foram abertas, com os dias atuais, e no final a nossa conclusão e opinião.

2- BREVE HISTÓRICO

Uma das empresas analisadas é o Escritório Amorim. Fundado em junho de 1987, iniciou suas atividades com 13 escrituras e com dois funcionários, além de sua proprietária. No início de suas atividades até os meados de 1997, utilizava-se pouca tecnologia, era no máximo uma máquina de datilografar e uma calculadora analógica. No ano de 1997 teve início a informatização.

Hoje em dia opera com três funcionários, alem de sua proprietária, e com mais de 40 escrituras, sendo essas de pequeno porte. Houve também a necessidade da ampliação do cômodo e da tecnologia, pois tudo esta 100% informatizado. Conta hoje com computadores de alto desempenho, com impressoras matriciais e jato de tinta, com internet de ponta e outras tecnologias.

A outra empresa analisada é uma Empresa Rural (Fazenda), de propriedade do Leonardo S. R. de Queiros.

Segundo o proprietário, ele sempre fez parte do meio rural e por volta de 1985 ele ganhou um “pedaço” de terra. No início eram três funcionários que tinham uma casa com certo nível de conforto, leite, a liberdade de utilizar o quintal para plantar hortaliças, de vez em quando ele dava porcos e frangos, e um salário que o Leonardo achava justo. O curral era de terra batida e não havia cobertura, os pastos eram grandes demais e, então, percebeu-se certa insatisfação por todos e que não estavam alcançando o objetivo do proprietário. Leonardo decidiu fazer certas mudanças para a satisfação dos colaboradores e, também, para o bem do gado. Ele cimentou todos os currais, fez a cobertura dos mesmos, vendeu animais e diminuiu os pastos.

Ao passar dos anos veio à introdução da tecnologia como, por exemplo, o tanque de expansão e ordenhas. Era extremamente necessário à implementação dessas tecnologias, pois os laticínios da região paga-se melhor pelo leite retirado e armazenado nessas condições. Hoje ele atua com apenas um funcionário.

3- ANÁLISE DE CONCEITOS

Segue abaixo um pequeno gráfico que confronta os conceitos tecnológicos, preceitos e sentimentos das duas empresas citadas. Um gráfico traduz os conceitos que se passava no início das atividades dessas empresas, e o outro mostra como esses conceitos são vistos e seguidos hoje em dia.

*TEC. = Tecnologia / *PREC.= Preceitos / *SENT.= Sentimentos.

Como pode ser visto houve uma grande mudança de conceitos em todos os sentidos. No inicio das atividades do escritório contábil pode-se perceber um alto nível de preceitos e sentimentos, já que os colaboradores daquela época tinham uma socialização do trabalho diferente dos dias atuais, e sobre a tecnologia utilizava-se a disponível da época, que por sinal era mínima. Já na fazenda nota-se no início que os preceitos eram altos, mas os sentimentos não, isso se deve a falta de opção de trabalho daquela época, já que hoje em dia tem muitas opções e quem está no campo é porque gosta.

Analisa-se, também, que nas duas empresas pode-se notar que com o aumento da tecnologia diminui o nível de preceitos e, com o aumento de opções de emprego, diminui o nível de sentimentos.

Outro fato que pode constatar, é que com o aumento da tecnologia o número de funcionários da fazenda caiu já o do escritório aumentou. Pois em um escritório contábil, por menor que ele seja, tem que ter um colaborador para o setor fiscal e departamento pessoal, um para auxiliar contábil, um que faz os serviços de rua e o contador(a).

4- CONTROLE E PODER

Analisando a origem e a missão dessas empresas, podemos concluir que os proprietários das mesmas tem um modo de Controle (administração), chamado “Autoridade Racional Legítima”, pois possuem metas de produzir, ou presta serviços, para que compense o capital investido.

Já os Poderes também se tornam iguais, pois os dois utilizam-se do “Poder Carismático”, que é uma espécie de força hipnótica ou grande prestígio que conseguiu estabelecer.

5- CONCLUSÃO

Concluímos que, apesar das diferenças, essas duas empresas são interligadas pelas normas, leis e necessidades, pois uma fazenda precisa de escritura, logo precisará de um Contador para fazer essa escritura e dar continuidade na parte burocrática.

Por outro lado, não apenas o escritório, mas toda a sociedade, independente de qual ramo empresarial ela esteja, sempre necessitará da fazenda para o seu sustento.

 

 

Feito por:  

Aline Costa Alves (FACAV) aline.facav@gmail.com

 Cássia Silva Borges (FACAV) xcassiaxsilva@yahoo.com.br

Charles Franco Amorim (FACAV) charles_f_a@hotmail.com

Leila Oliveira Nunes (FACAV) leila_oliveiranunes@hotmail.com

Leonardo Severino Ribeiro de Queiros (FACAV) leo_rib41@hotmail.com

Voltar
Crie um site grátis Webnode