Desempenho das Organizações
26/04/2010 16:24RESUMO
Este artigo propõe apresentar os critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho das organizações, tais como: eficiência, eficácia, e competitividade. Explicará, também, quais são os principais critérios para medir a eficiência e distinguir os critérios de avaliação do desempenho.
Palavras-chave: Eficiência; Eficácia; Competitividade.
ABSTRACT
This article aims at presenting the basic criteria of measurement and evaluation of organizational performance such as efficiency, effectiveness, and competitiveness. It also explains what are the main criteria to measure the efficiency and to distinguish the criteria for assessing performance.
Keywords: Efficiency, Efficiency, Competitiveness.
1- INTRODUÇÃO
Todas as organizações (empresas) são sistemas de recursos que tentam atingir objetivos. Portanto, o desempenho de qualquer organização pode ser avaliado pela medida em que os seus objetivos são realizado e pela forma que estas organizações utilizam seus recursos.
Eficiência e eficácia são dois conceitos usados para fazer essa avaliação. Uma organização é eficaz quando realiza seus objetivos, sem se importar com o desperdício de recursos e eficiente quando atingi o seu objetivo utilizando menos recursos, em outras palavras ser econômica.
Algumas organizações, além de eficientes e eficazes, precisam também ser competitivas. Isso significa que elas precisam ser mais eficientes e eficazes que seus concorrentes. A competitividade é um requisito quando muitas organizações disputam a preferência dos mesmos consumidores e clientes.
2- DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES
Os objetivos e recursos utilizados em uma organização é responsabilidade dos administradores das mesmas.
Segundo Maximiano (2004) a eficiência na utilização dos recursos e a eficácia na realização dos objetivos, são critérios para avaliar o desempenho das organizações. Algumas organizações, além de eficientes e eficazes, precisam ser competitivas, porque enfrentam outras organizações que perseguem os mesmo objetivos.
Com toda a certeza podemos afirmar que o desempenho de uma organização reflete o desempenho de seus administradores. Uma organização eficiente, eficaz e competitiva evidencia uma administração de alto desempenho (Figura 1).
FIGURA 1 – O desempenho de uma organização é reflexo do desempenho de sua administração. Fonte: Maximiano (2004, p. 98)
Para saber como está o desempenho de uma organização, os administradores, de todos os tipos, dispõem de sistemas de avaliação. Formado por vários critérios. Na Figura 2, estão alguns dos critérios mais importantes que todos os administradores devem considerar.
FIGURA 2 – Alguns dos critérios mais importantes para a avaliação do desempenho de uma organização e de seus administradores. Fonte: Maximiano (2004, p. 99)
3- EFICIÊNCIA
A eficiência de uma organização depende de como seus recursos são utilizados. De acordo com Maximiano (2004) eficiência significa:
- Realizar atividades ou tarefas de maneira certa.
- Realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforços e com o melhor aproveitamento possível de recursos.
- Realizar tarefas de maneira econômica, empregando a menor quantidade possível de recursos.
Eficiência é um principio da administração de recursos, e consiste em eliminar desperdícios, reduzindo ao mínimo a atividade que não agrega valor ao produto ou serviço. Agregar valor é a contrapartida da eliminação de desperdícios.
4- EFICÁCIA
De acordo com Maximiano (2004, p.103)
Eficácia é o conceito de desempenho que envolve a comparação entre objetos (desempenho esperado) e resultados (desempenho realizado). Eficácia significa o grau ou taxa de realização dos objetivos finais da organização: satisfação dos clientes, satisfação dos acionistas, impacto na sociedade e aprendizagem organizacional. Há diversos modelos de gestão e autores que discutem essas medidas de desempenho das organizações.
Em outras palavras, eficácia é atingir os objetivos propostos, utilizando ou não de muitos recursos para atingir esses objetivos.
4.1- SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
Esse é um dos principais objetivos para qualquer uma organização, pois sem clientes satisfeitos, toda a organização fica comprometida.
Diversos indicadores podem ser usados pelas organizações para planejar e controlar seu desempenho em relação a satisfação dos clientes. Alguns deles:
- Satisfação manifestada por parte dos clientes, em relação os produtos e serviços da organização.
- Retenção (fidelização) de clientes.
- Ganho de novos clientes.
- Volume de reclamações.
- Atendimento de reclamações.
- Facilidade de acesso aos serviços de assistência aos clientes.
- Repetição de negócios (ou retorno de clientes).
4.2- SATISFAÇÃO DOS ACIONISTAS
O conceito de satisfação dos acionistas é elástico, já que estes podem ser investidores privados, fundos de pensão, poder público e entre outros. Esses diferentes tipos de acionistas podem avaliar o desempenho da organização por meio de uma combinação dos seguintes indicativos:
- Fluxo de caixa positivo.
- Lucro.
- Retorno sobre o investimento ou ganhos por ação.
- Controle de orçamento.
- Participação no mercado.
- Valor da propriedade intelectual (patentes, direitos, programas de computador).
- Crescimento dos negócios.
- Conquista de novos mercados e lançamentos de novos produtos.
- Porcentagem da receita de vendas produzidas pela venda de novos produtos.
- Crescimento e mix da receita.
- Redução de custos e aumento da produtividade.
-Utilização dos ativos (estratégia de investimento).
5- PRODUTIVIDADE
O critério mais simples para avaliar a eficiência de uma organização é a produtividade. A produtividade é definida como a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos (ou produção).
Todo sistema tem um índice de produtividade, que é a quantidade de produtos/serviços que cada unidade de recursos fornece.
A ideia básica da produtividade tem diversas variações:
- Entre dois sistemas que utilizam a mesma quantidade de recursos, é mais produtivo aquele que produz maior quantidade de resultados.
- Entre dois sistemas que produzem a mesma quantidade de resultados, é mais produtivo aquele que o faz com menos quantidade de recursos.
- A produtividade de um sistema aumenta à medida que a quantidade de recursos diminui para produzir os mesmo resultados.
- A produtividade de um sistema aumenta à medida que a mesma quantidade de recursos produz resultados cada vez maiores.
- A produtividade diminui com o aumento da quantidade de recursos aplicados.
De forma geral, quanto mais elevada a quantidade de resultados obtidos com a mesma unidade de recursos, mais produtivos o sistema é. Ao longo de um período, a produtividade pode aumentar porque a produção aumenta e, ao mesmo tempo, porque diminui o volume de recursos empregados.
6- COMPETITIVIDADE
É uma tradução da ideia de eficácia, que se aplica a empresas. As empresas tem natureza competitiva, elas concorrem entre si por preferência de clientes e consumidores. O sucesso de uma pode significar o fracasso de outra. A mais competitiva é aquela que consegue transformar grande número de pessoas em seus clientes, obter lucro e sobreviver com isso.
Uma empresa se torna competitiva quando tem alguma vantagem sobre as demais. A vantagem competitiva faz uma empresa ser preferida pelos clientes, ser mais competente em alguma forma de relacionamento com o ambiente ou dispor de algum recurso extra.
As vantagens competitivas estão embutidas nos indicadores de eficiência e eficácia já ditos anteriormente. Uma organização eficiente e eficaz tem alta probabilidade de ser competitiva. No entanto, há outros indicadores de competitividade que as organizações e seus administradores devem considerar. A Tabela 1 apresenta um resumo das mais importantes vantagens competitivas que as organizações podem incluir em suas estratégias.7- CONCLUSÃO
Nos últimos anos, a avaliação de desempenho ficou um pouco em desuso pelas empresas, porque os métodos tradicionais não são mais adequados à realidade na qual se inserem as organizações. Hoje, a avaliação de desempenho, torna-se indispensável porque as empresas têm a necessidade de obtenção e manutenção da competitividade, que requer uma metodologia que avalie a contribuição das pessoas para esse resultado.
O desempenho das organizações é determinante para o sucesso das mesmas. Um sistema de avaliação de desempenho que seja justo, claro e objetivo quanto à sua aplicação e forma de funcionamento e seja divulgado e conhecido por todos os colaboradores na organização, contribuirá decisivamente para promover a sua motivação e satisfação internas, com evidentes reflexos ao nível da produtividade e desempenho na organização onde estão inseridos.
8- REFERENCIAS
Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração – 6. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2004.
Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração - 6. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 - 13ª Reimpressão.
SHVOONG – Resumos e Revisões Curtas. Disponível em > Acesso em: 14 dez. 2009.
Curricular.com.br. Disponível em > Acesso em: 14 dez. 2009.
Feito por: Charles F. Amorim (FACAV) - charles_f_a@hotmail.com
———
Voltar